10/04/2012

Contas feitas


Logo no dia seguinte a ter feito estas compras no Pingo Doce, peguei numa horinha livre (coisa rara cá por casa) e simulei uma compra igual no Continente Online.
Alguns produtos que comprei de marca Pingo Doce, não encontrei na altura da marca Continente, pelo que coloquei no carrinho virtual alguns produtos de marca (e portanto mais caros).
Contas feitas, comprando no Continente Online (na mesma altura), gastaria mais 9,00 euros do que gastei para o mesmo cabaz no Pingo Doce. E nem estou a contar com o valor da taxa de entrega, porque como o Continente oferece descontos em cartão, fica ela por ela.
Ora, se contar com o gasto no combustível e sobretudo no tempo perdido, que como já expliquei tantas vezes para mim é algo bastante precioso, não sei se me compensará ir fisicamente às compras ao Pingo Doce. A acrescentar a isto, como não consigo trazer tudo de uma só vez, teria sempre de lá voltar, ou seja, gastar mais combustível e tempo.
Na verdade e, passados 15 dias depois destas compras, lá tive de voltar para comprar mais leite (já só tinha 2 litros em casa), iogurtes, fraldas e outras mercearias que entretanto já tinham terminado.
No entanto, destaco algumas das diferenças (além das que já tinha visto aqui), nos preços entre as duas lojas e que, de facto, dão que pensar:
- ovos classe M (marca própria): 0,79€ (PD)/ 0,89€ (C)
- pastilhas para máquina loiça (marca própria): 2,89€ (PD)/ 3,45€ (C)
- óleo alimentar (marca própria): 1,30€ (PD)/ 1,51€ (C)
- salsichas em lata (marca própria): 0,47€ (PD - 8 unid.)/ 0,68€ (C - 6 unid.)
- bolachas wafers (marca própria): 0,79€ (PD)/ 0,99€ (C)
- baton para cieiro ( 2 unid. e de marca própria): 1,44€ (PD)/ 2,99€ (C)
- desodorizante spray Rexona: 2,49€ (PD)/ 3,60€ (C)

Pagar mais 9,00 euros (num cabaz de compras mensal), é um valor que considero aceitável, para fazer as compras todas de uma vez, no conforto do meu sofá com a minha família, sem gastar tempo, nem combustível e ainda tendo a vantagem de um senhor simpático vir entregar tudo na minha casa.
E assim, acho que volto ao Continente Online para as minhas compras mensais, ainda que, considere comprar alguns produtos no Pingo Doce, se for ao centro comercial por outra razão qualquer.
De qualquer forma, estou satisfeita de ter tirado as minhas dúvidas e, de pelo menos, ter experimentado.
Sintam-se à vontade de opinarem, desde que, como a leitora Deusa sugeriu, sejam comentários com críticas produtivas!

8 comments:

Maria Maria disse...

Aqui na minha zona o Pingo Doce é o mais caro em relação a Intermarché, Liddle e MiniPreço.

Madalena Sousa disse...

Boa noite.
É a primeira vez que comento o seu blogue... porque sou seguidora há pouco tempo (descobri o seu blog numa revista). Mas já o vi de fio a pavio.
Quanto a isto dos supermercados, posso dizer que sou sortuda. Tenho muitos perto de minha casa. Moro a poucos metros do Continente e do Lidl, mas no caminho do trabalho tenho o Mini-preço e o Pingo Doce.
Opto pelo Continente para as grandes compras. Já vi que há diferenças significativas em muitos produtos, pelos exemplos que tem aqui. Gosto de alguns produtos do Pingo Doce, como os produtos de limpeza da casa e da roupa. As fraldas. Mas quanto a frescos: carne ou peixe, fatiados, frutas e legumes, penso que deixa muito a desejar em relação ao Continente.
Agora... deixo aqui algo que lhe pode interessar. Dependendo do local onde mora:
http://www.pingodoce.pt/pt/servicos/entrega-em-casa/
Espero que sirva a sua área de residência. :)
Cumprimentos,
Madalena.

Marisa Luna disse...

Boa noite!
Não costumava fazer muitas contas, mas ando mais em cima do acontecimento agora e também já reparei que há muita coisa do Pingo Doce que fica mais em conta (penso que especialmente a marca branca). No entanto, como não tenho nenhum Pingo Doce em caminho e tenho 1 Continente no percurso diário que faço para o trabalho, vou optando por fazer neste as compras maiores, ainda que tenha uma Mercearia local de eleição e barata (com 10€ trago muita fruta e legumes) e não goste de comprar carne nem peixe no Continente.
Aproveito para dizer 2 coisas:
- Adoro o seu bloge, apesar de conhecê-lo há pouco tempo, venho aqui diariamente;
- Quando tinha os meus filhos pequenos (até ela ter 1 ano e ele 3) também fazia compras no Continente Online e compensava bastante (principalmente nas deslocações... com crianças pequenas, já se sabe!)

Anónimo disse...

Olá!

Gosto de ler o seu blog, pois assim consigo saber diferentes opiniões de como gerir o orçamento familiar, e que sozinha seria mais dificil descobrir. Confesso que já tentei fazer a experiência de comparar os preços dos supermercados, mas desisti rapidamente.
A minha comparação habitual é com o Jumbo, onde vou normalmente comprar as pequenas coisas que me vão faltando fora das compras quinzenais que costumo fazer.
Estou bastante habituada ao continente pois desde pequena era o sitio onde ia com a minha mãe (porque não havia outro com a mesma variedade de produtos e os preços nem sempre foram as maiores preocupações em questões familiares). Continua a ser o Continente o meu eleito, mas a versão online ganhou terreno apartir do momento que deixei de viver sozinha. Rápidamente faço as compras em casa, e a verdade é que é única forma de conseguir comprar apenas aquilo que me faz falta. Quando vou ao supermercado acabo sempre por trazer alguns extras por mais que leve lista e a conta sobe sempre 20 a 40€. Tento aproveitar ao máximo os cupões de descontos, as marcas brancas. O único inconviniente é o facto de o Continente que me abastece nem sempre tem os produtos que consumo (os mais baratos esgotam sempre e os mais caros nem sempre há), e ter a sensação de que há sempre umas promoções no hipermercado que não estão on-line.
Comprando com o Jumbo, acho que gasto sempre mais do que em ualquer outro lado, e ando sempre louca a procura do que preciso (confesso que não me consigo orientar na forma como eles organizam os produtos e com as mudanças que às vezes fazem) a única coisa que compro regularmente é a comidinha para os animais (3 cães e 2 gatos dão uma bela despesa).
Quanto aos restantes, gosto muito das marcas brancas do Pingo Doce, mas é impossível comprar tudo lá pois não tem o que estou habituada a comprar. Do lidl gosto das promoções que fazem, da comida dos animais e da fruta (sempre muito boa, apesar de comprar no comercio tradicional normalmente).
Em relação ao Continente, fica muito longe da minha casa e até já sugeri ao Continente a abertura de um na minha zona, pois e apesar de muitos habitantes não tem um único supermercado na frequesia...

Boas compras!

mar_ju disse...

Como já disseram noutro tópico, cada um tem de adaptar as compras à sua vida e ao que tem em redor.
Eu pessoalmente não gosto do Continente online, acho sempre que há promoções nas Lojas que não estão no site e prefiro perder 1 horinha e um pouco de gasóleo, mas ir ver as coisas na Loja. E geralmente vou com lista e trago SÓ o que está na lista. Ir à Loja tem a vantagem de aproveitar por exemplo, produtos em fim de validade assinalados, que ficam a menos de metade do preço :)
Um destes dias também vou experimentar algumas coisas no Pingo Doce que até me fica mais perto, mas para compras grandes mensais não dá, eles não têm alguns produtos que eu gasto.
Tostões, a sua comparação de produtos é boa, mas não se esqueça que o Continente tem coisas da marca "é" que até são boas e mais baratas que o PD.
Beijinhos

Anónimo disse...

Boa noite :)

Há algum tempo que sigo este e outros blogs de poupança e notei que nunca falam da marca É quando se referem a marca branca do continente. A marca É tmb é uma marca do continente e comparativamente a alguns produtos da marca continente não se fica atrás, nomeadamente, nas salsichas (8 unidades) que custam 0,39€.
Os produtos da marca É são mto mais em conta q os da marca continente e dos que provei, apenas desaconselho o leite pq me parece mto aguado e alguns sumos.

Beijinhos e boas poupanças ;)

Unknown disse...

Boa Tarde.
Eu também gosto do Pingo Doce, principalmente a fruta e vegetais, e também a carne para ser sincera.
Mas é muito melhor fazer as compras mensais no continente.
No PD só vou fazer compras esporádicas, como hoje, que fui comprar pataniscas e são muitooo boas.!

Tostão disse...

Maria Maria, deve então mesmo depender das zonas...:(

Madalena, obrigada é sempre útil saber isso das entregas.

Marisa, é verdade ir com eles às compras é um verdadeiro "suicidio", por isso prefiro ir sozinha o que tem de contra é se vou sozinha, só posso trazer um carrinho ;)

Mar_ju, tem razão. de facto conheço os produtos "É" do continente, e até costumo comprar alguns artigos, só não fiz essa referência na comparação de preços, pois achei que era mais "justo" comparar a marca própria dos dois, que julgo q se assemelham mais.

Anónimo, a razaão de não ter mencionado a marca "É" já expliquei em cima :) eu por acaso, gosto do leite e é o que costumamos comprar.

obrigada a todas/os!

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Blog Template by BloggerCandy.com